quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Cuidados com Pele Oleosa




Quem sofre com pele oleosa sabe o quanto é difícil tratá-la, não é mesmo? Não podemos usar qualquer cosmético ou qualquer maquiagem, se não corremos o risco de ficar com a pele cheia de espinhas, com manchas e imperfeições e piorar o problema com a oleosidade.
A melhor forma de tratar da pele oleosa é visitar um dermatologista para que ele possa te indicar o melhor tratamento para o seu caso. Mas enquanto você não faz essa visita, vou dar algumas dicas de produtos que podem te ajudar a controlar a oleosidade e as espinhas!
Limpeza
Independente do seu tipo de pele, a limpeza é um passo importante que deve ser feito duas vezes por dia. No caso das peles oleosas, esse passo ajuda a retirar o excesso de oleosidade e impurezas, deixando a pele com a oleosidade controlada e pronta para os próximos passos dos cuidados.
Você pode usar o método que mais deseja: sabonete em barra, sabonete líquido ou espuma de limpeza. Para potencializar ainda mais a limpeza, você pode usar uma esponjinha ou escovinha facial, daquelas bem macias. Vejam abaixo algumas sugestões de sabonetes para peles mistas e oleosas:

Esfoliação
A esfoliação é importante pois ela ajuda a retirar todas as células mortas da sua pele e faz uma limpeza profunda, retirando qualquer impureza da sua pele. Fazendo a esfoliação com uma certa frequência, você consegue controlar ainda mais a oleosidade e o aparecimento de espinhas. O ideal é que você visite o dermatologista para ele lhe informa qual o intervalo ideal entre uma esfoliação e outra.
Normalmente você pode esfoliar a pele uma vez por semana, mas se você faz isso e sente que sua pele resseca muito, sugiro fazer a cada 15 dias.
OBS: Em peles muito acneicas, não é indicado fazer a esfoliação. Isso porque as esferas que fazem parte desse produto podem machucar a pele muito inflamada, e ainda por cima levar o foco de infecção de uma acne para outro lugar e com isso formar novas espinhas. Nesses casos mais graves, a melhor coisa é visitar um dermatologista.
Vejam abaixo algumas sugestões de esfoliantes:

Tonificação
Tonificar a pele é o último passo da limpeza. O tônico ajuda a retirar resíduos de poluição e maquiagem que a limpeza não conseguiu retirar, deixando a pele totalmente limpa para receber a hidratação. Além disso, o tônico ajuda a controlar a oleosidade da pele.
Sugestões de tônicos:

Hidratação
Muita gente pensa que só porque a pele é oleosa ela não precisa de hidratação, mas isso não é verdade! Toda pela precisa de hidratação, e a oleosa e mista não foge à regra!  Se você lavar e tonificar a pele e não hidratar, pode acontecer o “efeito rebote” e sua pele pode ficar ainda mais oleosa. Vou exemplificar como isso funciona:
Você lavou, tonificou e sua pele ficou totalmente sem oleosidade. Seu organismo entende isso como se a pele estivesse ressecada, então manda a informação para as glândulas sebáceas para que elas trabalhem ainda mais para compensar o que foi perdido. Então sua pele vai fabricar duas vezes mais oleosidade, entendeu?
Se você hidratar sua pele, o organismo vai perceber que “tá tudo bem” e não vai fazer nada diferente do normal.  Mas não pode ser qualquer hidratante, tem que ser um específico para pele oleosa, que conseguem hidratar sua pele sem aumentar a oleosidade. Vejam algumas opções:


Proteção Solar
Já vi muitas meninas reclamando que não usam filtro solar porque a maioria deles é oleoso é causa espinhas, e isso não deixa de ser uma verdade. A maioria dos filtros solares realmente são oleosos, mas hoje já existem diversas opções exclusivas para as peles mistas e oleosas e que ajudam até a controlar a oleosidade.
E o melhor tratamento de pele que existe no mundo é: FILTRO SOLAR! Usando um filtro sempre, você consegue manter a beleza da sua pele por muito mais tempo, retarda os efeitos de envelhecimento da pele e previne manchas e rugas.
E o filtro solar tem que ser usado TODOS os dias, mesmo no inverno ou nos dias que você fica em casa. O mínimo de FPS que você deve usar todo o dia é o 15, e tem que ser reaplicado a cada 4 horas. Vejam abaixo algumas sugestões:


Maquiagem
É sempre necessário ficar de  olho na formulação da maquiagem que você utiliza. De nada adianta fazer um belo tratamento e usar um base oleosa, vai tudo por água abaixo! Escolha bases oil-free ou em pó, que também ajudam a prevenir o excesso de oleosidade da pele. E depois do uso, SEMPRE retire toda a maquiagem com um demaquilante de sua preferência e que também seja oil-free.


Acho que é isso meninas! Cuidando direitinho vocês sempre terão uma pele de bebê. Lembrando mais uma vez que esses produtos são para serem utilizados até a visita de um dermatologista, pois ele é o profissional certo para indicar para vocês o melhor tratamento de pele!
Qualquer dúvida já sabem, é só perguntar nos comentários!
Beijokas!

Se cuidem, sua pele é seu cartão de visita.








0 comentários:

Postar um comentário

Veja Também