sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Doação de Medula Óssea



Hoje vim falar de algo muito importante e que há muito tempo tenho vontade de fazer! Estou falando do cadastro para doação de medula óssea! Já tem um tempinho dia 04/07/2014 fui até o Hemocentro em Belo Horizonte para fazer doação de sangue e cadastrar para ser doador de medula óssea! Há muito tempo queria fazer isso mas a correria do dia a dia impossibilitava. Aproveitei a data que era um dia que eu estava de folga devido ao jogo do Brasil e por isso achei bem propicio tirar esse tempo para algo tão importante !


O cadastramento de candidatos a doação de medula óssea é feito pela Fundação Hemominas e vinculado ao Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). O interessado em se candidatar deverá se dirigir a uma das unidades de atendimento, onde vai receber orientações sobre o cadastramento e a doação da medula óssea. Em Minas Gerais maiores informações podem ser obtidas através do telefone 155 ou do site Hemominas.
 Para integrar o cadastro de doadores, a pessoa tem que ter entre 18 e 54 anos de idade e apresentar boa saúde. No ato do cadastramento será colhida uma pequena amostra de sangue destinada à realização do exame HLA. Este exame vai traçar as características genéticas do candidato e verificar a compatibilidade com pacientes que estão na fila de espera para transplante de medula óssea. Para obter mais informações, procure uma unidade de atendimento.

Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação.

Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as células do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de UMA EM CEM MIL! Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.
Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.
A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo.

Como a medula óssea é retirada do doador?

Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.
Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. Seu atual estado de saúde será avaliado.

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas.Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.

Existe uma outra forma de obtenção das células-tronco da medula óssea, que utiliza uma máquina específica (aférese) para separar do sangue periférico (corrente sanguínea), as células necessárias para o transplante. Neste caso, o doador tem que receber um medicamento antes da doação, que estimula a medula óssea a liberar estas células para a corrente sanguínea. Esta técnica só é utilizada em casos específicos, sob decisão médica e com consentimento do doador e não necessita de anestesia nem internação.



É algo muito importante e sei que muitas pessoas tem medo do procedimento por não conhecer direito e muitas outras tem vontade de doar mas pela correria do dia a dia não consegue! Vale a pena pensar nesse assunto e ser um doador, só em pensar que um ato tão simples pode salvar uma vida isso é muito gratificante! Uma coisa que gostaria que mudasse e que houvesse mais campanhas para o cadastro de doação de medula óssea para facilitar as pessoas a cadastrarem  pois sei que muitas vidas se vão por não encontrar um doador compatível e se houvesse mais pessoas cadastradas no Redome as chances aumentariam! Quando via algo sobre o assunto ou alguém que precisasse de doação de medula eu sempre me perguntava e se a chance de vida daquela pessoa estivesse em mim? Pois é não poderia dormir mais uma noite  com essa dúvida! Eu fiz a minha parte doei um pouquinho de sangue para o cadastro de Doação de Medula Óssea e sei que se alguém precisar irá me encontrar! 

Espero que tenham gostado e até a próxima! Bjs

25 comentários:

  1. Amei a iniciativa! Eu sou uma das que não tinha conhecimento e tinha medo por isso...Agora me resta tempo na correria. Mas realmente é algo a se pensar com muito carinho pois pode salvar a vida de alguem.Adorei Patty!

    Um beijo

    www.fashionworldbykaren.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Karen tem que pensar mesmo é algo simples que pode salvar uma vida. Bjs

      Excluir
  2. Ótimo post Patty! Já avisei minha família que quando eu morrer quero que doem meus orgãos, e gosto de doar sangue também. Achei muito interessante o processo de doação de medula osséa.
    Bjins

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Lilly eu também já avisei que você doa sangue! bjs

      Excluir
  3. Que post maravilhoso, é sempre muito importante falar sobre esses assuntos, que ainda são um tabu para a sociedade. Parabéns pela iniciativa! Aliás, primeira visita aqui no blog, adorei tudo. Já estou seguindo! Se puder me segue também? Beijos
    Dos Vinte Adiante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada Joice já estou seguindo seu blog também bjs

      Excluir
  4. oieeee,
    Sou Alice, dona do blog My Running Thoughts. Estou te convidando para conhecer uma banda nova que vc vai amar <3 Conto com sua ajuda! Ja te segui!! Se quiser seguir de volta... e assinar o canal deles no youtube...
    http://my-runningthoughts.blogspot.com.br/2014/08/a-melhor-banda.html
    Beijooooos

    ResponderExcluir
  5. adorei o post! ótima iniciativa, explicou direitnho e não é do jeito que eu pensava! adorei (:

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela sua atitude, poucas pessoas pensam assim, ou tem o trabalho de se deslocar de sua casa para fazer um cadastro para ser doador, parabéns mesmo linda atitude
    beijos blogdaxavier.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Patricia que ótima iniciativa eu adoraria ser doadora de médula mais é aquilo a correria diária nos impede de fazer tantas coisas... Muito bom você abordar esse assunto aqui assim mais pessoas ficam cientes e quem sabe se tornando um doador ajudar o próximo!!
    Beijos querida ótima noite
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você tem essa vontade já é o primeiro passo mais tudo na vida tem a hora certa! Bjs

      Excluir
  8. Post maravilhoso! é sempre bom incentivar as pessoas à essa prática! Parabéns!
    Adorei seu blog viu! Beijos da sua mais nova leitora! Vick
    cinquentatonsdeliberdadee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que legal você falar sobre isso Patty, é sempre bom incentivar o pessoal a fazer bons atos que vão ajudar muita gente!
    Adorei seu blog, sucesso!!
    Beijoss
    Blog Luísa Tavares
    Fan Page

    ResponderExcluir
  10. Adorei a iniciativa. Uma das coisas que é difícil
    para muita gente é pensar e ajudar o próximo.
    Adorei!
    Xoxo' ♥

    Não sou uma It | <a href="http://instagram.com/badgal_lilly

    ResponderExcluir
  11. Tenho vontade de doar sangue, mas meu peso não permite. Admiro muito quem toma essa iniciativa. Pra mim essa é a maior forma de mostrar que ainda existe humanidade nesse mundo.
    Beijos
    Dezesseis de Volta | Fan Page

    ResponderExcluir
  12. Adorei a iniciativa!! Muito bacana!
    beijos
    http://joycejg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ah!! Já estou seguindo!! beijos
    http://joycejg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela iniciativa isso é realmente muito importante algo tão simples que pode mudar a vida de uma pessoa.
    http://doce-realidade-distorcida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Veja Também