quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Vegetariano e Vegano



Hoje vim falar desse assunto que faz parte da minha vida há 10 anos quando me tornei vegetariana por respeitar e amar os animais! Vou explicar a diferença entre vegetariano e vegano e suas variações!
A dieta Vegana e Vegetariana para algumas pessoas são sinônimos de alface, porem nem todas as dietas são iguais, nem são feitas só de alface e cebola, elas podem ser ricas de proteínas e vitaminas alem de ser muito saborosa. Sou vegetariana e sempre enfrento aqueles comentários ''nossa verduras e legumes também sentem dor.'' ou ''você não come carne? Nem frango? Nem peixe?'' Esqueci que esses não são carne resumindo eu não como nenhum animal.



Vegetarianismo

É um regime alimentar que exclui da dieta todos os tipos de carne (boi, peixe, frutos do mar, porco, frango e outras aves, etc). É baseado fundamentalmente no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem o consumo de laticínios e/ou ovos.


Muitos motivos levam uma pessoa a seguir essa dieta, alem do respeito aos direitos dos animais. Um dos motivos é a preocupação com o impacto ambiental provocado pela produção dos alimentos e transportamento deles. A ideia é se alimentar de produtos como frutas e cereais, que exigem menos matérias-primas para serem produzidas, por exemplo. Outro motivo é o fator da saúde,. Os ovolactovegetarianos consomem também ovos e leite, e os lacto-vegetarianos leite e lacticínios. 

Veganismo

São pessoas que não consomem nenhum produto que tenha origem animal, ou tenha sido testado em animais, como alguns cosméticos e produtos de limpeza, também boicotam produtos que incluam algum tipo de exploração animal ou processos de manufactura. 

Na sua dieta alimentar os veganos excluem carnes, gelatina, lacticínios, ovos e mel. Consomem basicamente cereais, frutas, legumes, vegetais, hortaliças, algas, cogumelos e qualquer produto, industrializado ou não, desde que não contenha nenhum ingrediente de origem animal.

O veganismo é uma filosofia de vida motivada por ética e respeito aos direitos animais, que procura evitar qualquer sofrimento desnecessário aos mesmo.

Muitos começaram por ser vegetarianos, tornando-se mais tarde veganos.



Os vegetarianos estritos excluem da sua alimentação todo e qualquer alimento de origem animal, ou com ingredientes de origem animal. Os veganos excluem todos os produtos de origem animal não só da sua dieta como de tudo o que consomem, incluindo cosméticos, vestuário e calçado, entre outros produtos.

Para quem se interessar no assunto 


Vale a pena assistir o documentário “A Carne é Fraca” feito pelo instituto Nina Rosa, que retrata o malefício da indústria animal sobre o planeta, o meio ambiente, e os próprios animais. O documentário contem cenas fortíssimas, e com certeza já fez muita gente mudar de idéia quanto aos seus hábitos alimentares e estilo de vida. VALE A PENA ASSISTIR.

Espero que tenham gostado! Bjs

12 comentários:

  1. Admiro muito quem consegue seguir esse caminho! Parabéns! Belo post

    bjs
    www.fashionworldbykaren.com

    ResponderExcluir
  2. Muito legal saber as diferenças, eu achava que era a mesma coisa, adorei o post!
    Beijos Jéssica R. Coelho

    ResponderExcluir
  3. que legal o post Paty! já assisti o comentário a carne é fraca e é bem forte mesmo!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  4. Já pensei á muito ser vegetariana, mas nunca casa de 5 pessoas torna-se complicado fazer comer só para um vegetariano! Continuo a adorar essa ideia, e adorava ser!

    Beijinhos
    http://something-over.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá no início é maia difícil mesmo mas depois fica fácil! Aqui em casa somos em 3 e só eu não como carne e a diferença da minha comida seria só a carne mesmo e quando quero comer algo diferente eu vou para cozinha! Bjs

      Excluir
  5. To pensando em virar, nada mais importante que a saúde né? E penso o mesmo sobre os animais, e adorei o post, esclareceu MUITA coisa pra quem não entende muito o assunto.
    Blog Gabriella Bastos | Canal Gabriella Bastos se inscreve lá também, por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou seguindo o seu canal bjs! Realmente tem pessoas que começa aos poucos ai é mais fácil! Bjs

      Excluir

Veja Também