quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Armário Cápsula ou Capsule Wardrobe



O post hoje é sobre um assunto que estou pesquisando as uns 3 meses e ensaiando em colocar em prática o Armário Capsula ou Capsule Wardrobe como é conhecido lá fora.
Esse conceito já é conhecido mas se tornou popular por causa da blogueira Caroline Rector dona do Blog Unfancy (aqui) onde viralizou o seu jeito de se vestir! Ela escolheu passar 3 meses com apenas 37 peças (roupas e calçados) para muitos isso seria terrível para outros uma grande ideia de se organizar.


A ideia do armário cápsula é excelente para a pessoa conhecer o seu estilo o seu tipo de corpo as cores que lhe favorecem! Nunca mais vai rolar aquela deprê de não tenho roupa. Já reparou que mesmo que tenhamos um guarda roupa cheio de peças novas e atuais as vezes nada combina com nada? pois é isso se chama falta de organização e planejamento. Desde que comecei a pesquisar sobre esse assunto venho observando meu guarda roupa anotando o que falta e o que ficaria legal nele como peças clássicas e curingas. Vou começar esse projeto de armário cápsula com vocês e contarei tudo por aqui.


O que vejo por ai é muita regra que não se aplica a todos!
O armário cápsula é só para quem tem o estilo minimalista? Não, o armário cápsula é para todo mundo e para todos os estilos. Simplesmente é uma forma mais consciente de se vestir.

Eu tenho que ter todas as peças clássicas que dizem ser essencial como blusa branca, calça de alfaiataria, scapin preto? Chegou a hora de se libertar de todos os conceitos, se o seu estilo não é esse para quê você vai ter que ter essas peças? Você tem que ter roupas que condizem com você, sua personalidade e o ambiente que frequenta.

Por que 37 peças e 3 meses?  Na teoria são um numero X de peças para cada estação do ano mas como há lugares que as estações não são bem definidas um exemplo seria fazer 2 armários cápsulas por ano em lugares que se define mais em verão e inverno a quantidade de peças não tem regra limite se ao numero achar necessário tudo vai depender to tipo de vida que você leva o importante é ter peças que realmente você usa.

Dica:
Como você terá menos peças elas serão mais usadas e mais lavadas por isso ao comprar algo novo sempre se pergunte:
Eu preciso mesmo comprar essa peça?
Ela tem qualidade?
Eu vou montar vários looks com ela?

E que tal levar esse consumo consciente para esmaltes, maquiagens e produtos de beleza?
Não precisamos ter tudo e sim o necessário!
Toda semana trarei mais post com esse tema tirando dúvidas dando dicas e vou contar mais da minha experiencia então se vocês tiverem alguma pergunta façam no comentário que respondei  nas próximas postagens!
Bjs


6 comentários:

  1. é bacana dar uma reduzida msm pra aquilo que a gente mais usa, mas ainda acho essa quantidade de peças mt pequena :/

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse conceito de armário cápsula. Parabéns pelo post.
    Já participou da nossa pesquisa de público no blog?
    Big Beijos
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. Que legal, adorei a ideia super bacana!
    Beijos

    http://www.tendenciateen.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Eu acho, bacana, essa ideia...
    De ter poucas peças e montar diversos looks...
    O meu problema, são os sapatos, que eu amo sapatos..
    Mas acho legal, tentar, usar essa prática...
    Até, mais...
    JaqueVirtual...
    http://jaquevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostamos muito de saber mais sobre o armário cápsula, já tínhamos ouvido falar mais ainda não sabíamos como funcionava. Gostamos do conceito. Vamos acompanhar os posts.

    Beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa eu ache incrível essa ideia e quero tentar aplicar,porque sofro demais com essa questão de ter peças que às vezes compro sem precisar e acabo não usando por não fazer meu estilo.

    ResponderExcluir

Veja Também