quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Como começar: Armário Cápsula



Para começar o armário cápsula é preciso tirar todas as peças do guarda roupas e colocar em cima da cama ou no chão, escolha um espaço para que possa visualizar tudo o que você tem. Fazendo isso você já vai ver muita coisa que não usa e que não tem a ver com o seu estilo e estava até esquecido no fundo do armário.


O que entra na contagem do armário cápsula:

Blusas- Calças- Shorts- Saias- Vestidos- Casacos - Sapatos

O que não conta:

Bolsas - Acessórios - Roupas e Tênis de Academia - Lingerie- Roupas de Ficar em Casa - Roupas de 
Festa (festa mesmo, não roupas de balada essa conta sim)

Depois de tirar tudo do guarda roupa e já saber o que é contado para o armário cápsula agora é hora de separar o que vai ficar, o que vai ser doado ou vendido e o que vai para o lixo.
Após essa separação já é possível escolher as peças que irão permanecer no armário capsula faça o mesmo com os calçados. Geralmente o armário capsula possui entre 30 e 48 peças (roupas e calçados)  mas de imediato não se prenda a esses números! Separe as peças da estação atual da outra estação aqui no Brasil para mim só existe duas estações verão e inverno mas dependo do seu estado isso pode variar. As peças de outras estações é importante serem guardadas, seja em malas ou sacos e em um local que as protejas bem para quando for mudar o armário cápsula elas não estejam danificadas.
Podem também guardar as peças da mesma estação para ir trocando no seu armário capsula fazendo substituição de 2 ou 3 meses isso dará mais combinações em seu AC. Visualize seu novo guarda roupa pense e pesquise sobre as possíveis combinações feitas com as suas peças! Depois verifique o que falta no seu guarda roupa e anote e pense bem antes de comprar cada peça pois ela tem que vestir bem e ter boa durabilidade além de combinar com as outras peças que você já possui.


Dicas:
Acho que a minha maior dificuldade é não perceber o me estilo e ficar sem saber o que eliminar mas não prendi aos números não

não fique presa nos números tente achar o seu estilo e o siga
anote peças que você quer ter no seu armário capsula
busque sempre por peças com ótimos tecidos e bom caimento para durar mais! Conheça outras lojas outros caimentos invista em uma peça mais cara mas que tenham mais qualidade.

Para ajudar uma dica super útil é o livro A Mágica da Arrumação de Marie Kondo onde fala sobre organização o livro não é sobre  armário cápsula mas tem muitas dicas de organização principalmente o modo de como organizar as roupas de uma melhor forma para visualiza-las e isso facilita muito na hora de montar o AC.


Outros livros:

Vista quem você é
por Cristina Zanetti

Madame Charme
por Jennifer L. Scott

Personal Stylist. Guia Para Consultores de Imagem
por Titta Aguiar

Para se inspirar acessem o Blog Teoria Criativa da Gabi Barbosa que também criou o
grupo Em Busca do Armário Capsula no Facebook tanto no blog como no grupo você encontrará muita informação sobre o Armário Capsula.

Estou fazendo uma série de post sobre o assunto e o primeiro post está (aqui) onde falo sobre como começou esse movimento de  Armário Cápsula vale a pena conferir!

Espero ter ajudado e qualquer dúvidas, idéias sobre o assunto podem me falar nos comentários!

Um comentário:

  1. Queria te um assim, porém iria ficar enorme.

    http://alinesecretplace.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Veja Também